Em nossos 20 anos de trabalho com crianças e bebês a partir do primeiro mês de idade, nós do Dr. Cabelo Kennedy percebemos que muitas mamães adiam este momento por medo de que essa experiência se torne desastrosa e acabe em choradeira.
more
Vamos desmistificar algumas crenças e dar dicas para tornar esse momento agradável e cheio de brincadeiras, e o melhor: sem traumas!
Não existe idade apropriada para fazer o primeiro corte. Você saberá que precisa cortar o cabelo de seu bebê se ele estiver com falhas, nós, ou, é claro, muito comprido. Para preparar seu filhote para o primeiro corte, é importante conversar com o bebê, explicar que ele vai ficar mais bonito, que não dói e deixá-lo confortável.
Reserve algumas horas para isso, chegue mais cedo no salão para que o bebê possa se adaptar ao ambiente, às pessoas e para que ele possa brincar. Depois disso a criança começa a aceitar que cortem o seu cabelo em ritmo de brincadeira…quando percebe, tudo passou, e então chega o momento de convencê-la a ir para casa.
Muitas vezes, essa tarefa é a mais difícil! Mito ou verdade?
Desde crianças convivemos com inúmeros mitos e crenças envolvendo corte de cabelo.
Vamos desmistificar alguns dos mais famosos:
Cortar o cabelo do bebê fortalece os fios?
Sim. O fio do cabelo do bebê é fraco, e a ponta acaba se deteriorando. Cortando, ao menos as pontas, você fortalece todo o cabelo desde a raiz.
Lavar o cabelo todo dia não é prejudicial?
Não há problema algum em lavar os cabelos todo o dia, o que não aconselhamos é dormir com o cabelo molhado.
Cortar o cabelo em agosto, no mês do “cachorro louco”, faz florecer as pontas do cabelo?
Ok, esta é antiga! Mas não é verdade.
Tirar as pontinhas do cabelo do bebê faz com que ele perca os cachinhos?
Ao contrário! Cortar as pontas do cabelo do bebê é importante para estimular o crescimento de fios fortes e saudáveis. Existem cortes que estimulam a formação dos
cachinhos.
Outra dúvida: Como lidar com as falhas e os nós que se formam no cabelo dos bebês a partir do primeiro mês de vida?
Primeiro, não tente desfazê-lo com o pente, pois isso arrancará os fios muitas vezes com a raíz, causando desconforto e dor ao seu bebê! A solução para isso é levá-lo até um profissional e cortar as pontas para estimular o crescimento forte e saudável dos fios. Para resolver as falhas, basta cortar de forma que o comprimento de todo cabelo fique igual.
Para mais dicas acessem www.drcabelo.net e divirtam-se com essa fase maravilhosa de seu filho!
Av. Pres. Kennedy, 1000 – Lj 02 (Anexo ao Extra)
dr.cabelo@ymail.com
F.: (41) 3333-2952 / 9669-6461