
Por Carolina Leal
Este é o período mais importante e mais sensível que a criança irá passar. Ainda existe muito desenvolvimento em seu corpinho a ser concluído e então é necessário ter atenção com o bebê. Algumas dicas de como lidar como o bebê.
PRIMEIRO MÊS
DESENVOLVIMENTO MENTAL
O bebê compreende a mecânica da conversação e abre e fecha a boca, numa imitação da fala. Ele irá adaptar o comportamento ao som de sua voz; ele aquieta-se quando a fala tem o objetivo de acalmá-lo e torna-se agitado se você usa tom ríspido ou fala alto demais.
*Entoe cantigas e ria muito.
*Fale com voz cantada e ritmada.
*Faça contato físico, embalando-o e balançando-o.
MANIPULAÇÃO
O reflexo de agarrar do bebê está diminuindo, porém ele ainda permanece com as mãos fechadas.
*Para fazer os dedos relaxarem, brinque com ele de forma a desdobrar os dedos um de cada vez.
SOCIABILIDADE
O bebê vira a cabeça ao escutar sua voz e sorri para cumprimentar você. Expressa o prazer sorrindo, batendo as pernas e agitando os braços.
SEGUNDO MÊS
DESENVOLVIMENTO MENTAL
O bebê dará breves sorrisos e balançará a cabeça quando você falar com ele e começa a fazer pequenos ruídos com a garganta quando falam com ele. Sorri com frequência e rapidez.
* Ele está concentrado em você, portanto mostre alegria e bastante contato visual.
MANIPULAÇÃO
O reflexo de agarrar do bebê quase desapareceu. As mãos permanecem abertas a maior parte do tempo, e ele esta começando a se tornar consciente delas.
*Brinque com seus dedos, coce a palma da mão e a ponta dos dedos com um tecido macio e felpudo.
SOCIABILIDADE
O bebê vai aprender que ser amistoso é compensador se você responder com interesse, amor, carinhos e ruídos confortantes. Criança que recebe sorrisos, sorri de volta.
*Muitas das primeiras impressões sobre o mundo vêm através da alimentação – mamadeira ou seio materno. Faça contato com os olhos enquanto ele esta mamando.
*Os gestos exagerados em resposta ao bebê permitem que ele veja bem sua reação.
TERCEIRO MÊS
DESENVOLVIMENTO MENTAL
O bebê está começando a entender o próprio corpo, move os olhos e os dedos de acordo com a vontade. Reage às conversas com vários acenos, sorrisos, movimentos da boca, barulhos, gritinhos e outras expressões deliciadas. Realiza movimentos corporais.
*Responda às atitudes do bebê com reações teatrais.
* Interprete canções infantis.
MANIPULAÇÃO
O reflexo de agarrar do bebê desapareceu. Ele fica com as mãos abertas e olha para elas. Segura um chocalho colocado em sua mão e se torna capaz de permanecer assim por alguns minutos. SOCIABILIDADE
O bebê vai olhar e sorrir para as pessoas que falam ou brincam com ele. Conhece a mãe e outros membros da família.
* Faça contato ocular, exagerando expressões e gestos.