Seu bebê sofre com cólicas?

O maior motivo de desespero dos pais em relação ao bebê que chegou são o choro e as cólicas. A cólica é um espasmo dos intestinos que costuma ser dolorosa aos bebês devido à imaturidade do sistema digestivo, mas que não deixa nenhuma sequela ao desaparecer.
Normalmente quando se trata de cólica, o bebê se encolhe e se estica todo, fica com a barriguinha dura, e este incômodo pode ser seguido de gases e existe um choro excessivo inconsolável. Há também o arqueamento das costas, rubor da face e flexão das pernas sobre abdômen.
“É importante que fique bem claro para os pais que a cólica pode ocorrer independente do que eles venham a fazer para o bebê e que ela passa por volta do terceiro e quarto mês de vida, o que é preciso nesta fase muito carinho, paciência e apoio mútuo”, afirma a enfermeira do Hospital e Maternidade Santa Brígida, Helena Nicoletti.
Existe a tendência dos bebês terem cólicas no mesmo horário, entre as 18 horas e 24 horas, e os fatores que podem desencadear a cólica são a imaturidade do sistema digestivo dos recém-nascidos, que
recebe alimento e a digestão acelera seu funcionamento, ocasionando as cólicas. O movimento do intestino também necessita de um tempo para amadurecer e se coordenar. O intestino do bebê é preparado para receber somente o leite materno até os seis meses de vida. O leite pode gerar em cólicas pois faz o intestino do bebê trabalhar para digeri-lo, ou a pega incorreta na hora da mamada, ou seja, o bebê engole ar quando mama aquele famoso "barulhinho" tipo estalinho.
Para alívio deste incômodo que o bebê sente, compressas mornas na região abdominal ajudam a aliviar. Fazer exercícios com as perninhas, as encolhendo e esticando juntas e alternadas como uma bicicletinha ajuda na eliminação de gases. Ofertar o seio materno é a melhor forma de consolo para o bebê e assim fará seu trato gástrico entrar em funcionamento eliminando assim possíveis gases que possam estar incomodando.
Por mais que seja difícil, a primeira recomendação aos pais, quando o bebê tem cólicas, é ficarem tranqüilos e manterem a calma. Se os pais se mostram nervosos, o bebê automaticamente absorve esta sensação e a ansiedade somada à dor, trará muito mais incômodo à criança. Um clima tranqüilo é favorável quando o bebê passa por este período de dor.
more
Parceiros da Revista:
- A Papira
Gráfica
Online, parceira a 04 anos da Revista, faz toda impressão das edições e distribuição para todo o Brasil de
nossos exemplares. Na área gráfica, a
Papira é destaque na venda de
cartão de visita,
flyers,
panfletos,
folhetose materiais gráficos em geral.