A importância do Exame Oftalmológico em Crianças
Como vai a saúde ocular do seu filho?
Você sabia que assim como nos adultos diversas doenças podem acometer os olhos das crianças? Muitas vezes podem ocorrer de forma silenciosa não sendo percebidas pelos pais e nem pelas crianças e ainda podem comprometer a visão por toda a vida por falta de um tratamento adequado!
A visão se desenvolve 90% durante os dois primeiros anos de vida. É nessa fase que a criança aprende a fixar o olhar, a movimentar os olhos de maneira conjunta e perceber profundidade. Qualquer alteração durante essa fase, que não tenha sido corrigida, pode acarretar prejuízos na visão para o resto da vida. Além disso, o desenvolvimento motor da criança durante o seu primeiro ano de vida é diretamente relacionado com a sua capacidade visual. O que muitas vezes parece ser um atraso no desenvolvimento pode, na verdade, ser deficiência visual facilmente diagnosticada e tratada, na maioria das vezes. Os outros 10% do desenvolvimento visual ocorrem até sete e nove anos de idade.
As crianças podem já nascer ou desenvolver algum problema ocular nos primeiros meses ou anos de vida. Nenhuma criança é pequena demais para ter seus olhos examinados. A primeira avaliação oftalmológica deve ser feita ao nascer, antes da alta hospitalar (Teste do Olhinho).
Diversas doenças podem acometer os olhos das crianças, sendo as mais comuns:
Erros de refração( miopia, astigmatismo e hipermetropia), estrabismo( desvio ocular), ambliopia (olho preguiçoso), catarata, glaucoma, obstrução das vias lacrimais,tumores da retina (retinoblastoma), tumores orbitários.
Como é difícil para as crianças saberem quando estão apresentando algum problema nos olhos, aqui estão algumas dicas para os pais perceberem um possível sinal de problema ocular:
Comportamento:
Esfregar os olhos excessivamente, fechar um dos olhos no sol, apresentar torcicolo, piscar frequentemente, dificuldades para ver de longe, segurar objetos muito próximos à face.
Aparência:
Desviar um dos olhos, olhos com lacrimejamento, reflexo branco na pupila.
Queixas:
Ardência ou coceira nos olhos, visão dupla, dor de cabeça, dificuldades visuais.
Nos dois primeiros anos, uma avaliação oftalmológica semestral e depois desta idade uma consulta anual, pelo menos até os oito e nove anos. O exame oftalmológico é feito de forma diferente do adulto. A maneira de realizá-lo varia, sendo feito de forma adequada com a idade. Geralmente são utilizados brinquedos, luzes e figuras.