38 Semanas de gravidez: O desenvolvimento de teu bebê
10 de ago de 2018
38 semanas de gravidez
Seu bebê é do tamanho de jaca
38 Semanas de gravidez: O desenvolvimento de teu bebê
Oitenta e cinco por cento dos bebês nascem dentro de duas semanas da data prevista para o nascimento, então você provavelmente dará à luz em algum momento nas próximas quatro semanas.
Mudanças na superfície. Seu bebê está perdendo lanugo, o pelo fino que cobriu o corpo por meses. Ele pode ter um pouco de lanugo ainda nos ombros, testa e pescoço no momento do nascimento. O bebê também está perdendo o vérnix caseoso, a substância cerosa e cremosa que protegeu a pele do líquido amniótico.
Cuidando das sobras. Então, o que acontece com o vérnix e o lanugo que se soltaram? Um pouco deles termina no intestino do seu bebê, onde se torna parte do mecônio. O mecônio é a substância grossa preto-esverdeada que se tornará a primeira evacuação do seu bebê após o nascimento. Ele também é composto de células mortas, líquido amniótico e resíduos de produtos do fígado, pâncreas e vesícula biliar do seu bebê.
Pé no freio. A taxa de crescimento do seu pequeno pode estar diminuindo, mas ele ainda está dando passos largos. O bebê está provavelmente próximo de 49,5 a 51 cm de comprimento e se aproximando de 3,1 kg.
38 Semanas de gravidez: Teus sintomas
Torneirinha aberta. Conforme seu bebê cresce, ele coloca mais e mais pressão sobre a sua bexiga. Apesar de ela estar sendo esmagada, você deve continuar bebendo água potável para manter-se hidratada.
Fique na posição correta. É hora de dar uma olhada em suas anotações da aula de parto e pensar sobre quais posições de trabalho de parto você prefere. Seja de pé, de quatro ou sentada em uma cadeira de balanço, é útil praticar as diferentes posições em casa antes da chegada do grande dia.
A volta segura para casa. Você precisa instalar um assento de carro voltado para trás para que você possa, com segurança (e legalmente), transportar o bebê do hospital para casa. Lembre-se que apenas 5% dos bebês nascem na data provável, portanto é melhor fazer isso bem antes dessa hora.
Você sabia? Agora seu bebê pode estar se movendo para baixo ("descendo" ou "encaixando") na pélvis para se preparar para o nascimento. A boa notícia é que você poderá respirar mais facilmente; a "má" notícia é que o bebê ficará mais baixo na pélvis, pressionando contra a bexiga, assim você irá ao banheiro com mais frequência!