- Seu bebê é do tamanho dum (duma)
9 Semanas de gravidez: O desenvolvimento de teu bebê
Adeus ao rabinho Seu bebê, agora conhecido como feto, está parecendo cada vez menos uma bolha rosa agora que a cauda desapareceu. Com o tronco esticado e alongado, seu pequeno tem aproximadamente 2,5 cm de tamanho nesta semana.
Pico de crescimento. Esta etapa é um período crítico para o desenvolvimento dos braços e das pernas. As pernas aumentam e os botões que acabarão por se tornar os dedos começam a brotar. Enquanto isso, os braços ficam mais longos e começam a dobrar no cotovelo. A estrutura básica das mãos está se formando também, com os dedos e um polegar. O fígado, a vesícula biliar, o baço e a glândula adrenal do seu bebê estão trabalhando duro para se desenvolverem.
Em movimento. As nove semanas marcam o início do período da dança! Seu pequeno começa a se mover vigorosamente, mesmo em resposta a estímulos de fora do corpo da mamãe. Tente ser paciente: Você terá de esperar até o segundo trimestre para realmente sentir esses movimentos.
9 Semanas de gravidez: Seus sintomas
Abra alas para o leite. Seus seios estão provavelmente maiores, mais pesados e sensíveis ao toque. Embora eles continuem a aumentar durante toda a gravidez, a sensibilidade deve diminuir até o final do quarto mês. Você também po+R28de começar a notar pequenos nódulos brancos em suas aréolas (a parte de cor escura do mamilo). Essas glândulas, chamadas tubérculos de Montgomery, produzirão óleos para manter seus mamilos úmidos durante a amamentação.
Caia na piscina. Muitos especialistas consideram a natação como o melhor exercício para mulheres grávidas, porque não força as articulações. O hormônio relaxina que agora está percorrendo seu corpo faz com que as articulações fiquem soltas para que sua pélvis possa se expandir durante o parto. Apesar disso ajudar durante o parto, certifique-se de evitar quaisquer exercícios que possam colocar pressão demais sobre as articulações nesse meio tempo.
Você sabia? Você não vai sentir isso ainda, mas o bebê começou a se mover! Os braços do seu bebê cresceram mais e começaram a dobrar no cotovelo. Das pernas também surgiram os botões que se tornarão dedos.