0 - 3 anos Notícias

Alojamento Conjunto

24 de fev de 2018
Alojamento Conjunto. conjunta O Alojamento Conjunto é a melhor maneira para um recém-nascido começar sua vida. Segundo o Ministério da Saúde, Alojamento Conjunto é um sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanece ao lado da mãe 24 horas por dia, no mesmo ambiente, até a alta hospitalar. Tal sistema possibilita a prestação de todos os cuidados assistenciais, bem como a orientação à mãe sobre a saúde do binômio mãe e filho. Este tipo de sistema incentiva a lactação e o aleitamento materno, favorecendo os primeiros contatos de mãe e bebê, e ainda contribui para diminuir o risco de infecção hospitalar. Também auxilia na prevenção de complicações de saúde maternas e do recém-nascido. Há várias vantagens neste tipo de sistema: - Estimula e motiva o aleitamento materno, de acordo com as necessidades da criança, tornando a amamentação mais fisiológica e natural. A amamentação precoce provoca a contração do útero e de seus vasos, atuando como profilaxia das hemorragias pós-parto; - Favorece a precocidade, intensidade, assiduidade do aleitamento materno, e sua manutenção por tempo mais prolongado; - Fortalece os laços afetivos entre mãe e filho, através do relacionamento precoce; - Permite a observação constante do recém-nato pela mãe, o que a faz conhecer melhor seu filho e possibilita a comunicação imediata de qualquer anormalidade; - Facilita o encontro da mãe com o pediatra por ocasião das visitas médicas para o exame do recém-nascido, possibilitando troca de informações entre ambos; Pensando nos benefícios para as mamães e bebês, o Hospital e Maternidade Santa Brígida passará a trabalhar, a partir do mês de março de 2014, com o sistema de Alojamento Conjunto, contemplando o seguinte fluxo:
  • Ainda no centro cirúrgico obstétrico, o recém-nascido será encaminhado, pela equipe de enfermagem, para ter o primeiro contato com a mamãe e para ser incentivado à amamentação em sua primeira hora de vida.
  • Após alta, mamãe e bebê serão encaminhados juntos para o quarto.
  • No quarto, contarão com apoio das enfermeiras e técnicas de enfermagem, as quais garantirão uma assistência, humanizada, segura e personalizada, que estimula a integração da equipe multiprofissional de saúde nos diferentes níveis.
  • Contamos ainda, com uma sala de apoio aos pais, onde serão ministradas aulas, com intuito sanar as dúvidas e facilitar a adaptação nessa nova fase da vida.
  more Parceiro: - A Papira Gráfica Online, parceira a 04 anos da Revista, faz toda impressão das edições e distribuição para todo o Brasil de nossos exemplares. Na área gráfica, a Papira é destaque na venda de cartão de visita, flyer, panfleto, folheto e materiais gráficos em geral.
Artigo anterior

Nova Edição. Leia Online!

Artigo seguinte

Há diferença entre Pilates tradicional e Pilates durante a gestação?