0 - 3 anos Notícias

A importância da música no desenvolvimento dos bebês

15 de jul de 2018
musica Ainda na gravidez, vários estudos mostram a utilidade da música no desenvolvimento dos bebês. Há mães que cantam para “suas barrigas”, ou colocam música calma quando o bebê parece estar agitado, com bons resultados. Muitas vezes, quando falamos com bebês ou crianças pequenas, mudamos o tom de voz, dependendo do que queremos passar como informação. Assim, se pretendemos acalmá-los, falamos baixinho, mansinho; se precisamos chamar a atenção para algo, aumentamos o tom de voz; se estamos zangados, também o tom torna-se outro; quando elogiamos acontece o mesmo. Da mesma forma, a música têm o poder de chamar a atenção das crianças, e podemos então fazer uso da musicalização para vários fins.
  • Os bebês pequenos se tranquilizam quando escutam músicas suaves, nos períodos em que estão acordados, e mesmo que não compreendam o significado das letras, sempre percebem estar sendo bem tratados através da música.
  • É preciso cuidado para não cansar o bebê pequeno com exageros, e jamais manter junto ao berço música enquanto ele dorme, pois os bebês precisam de silêncio na hora do sono.
  • Durante o banho, deve-se lembrar de músicas que falem sobre as partes do corpo, enquanto vão sendo tocadas; isto servirá, desde cedo, para estimular o reconhecimento destas partes, pela criança.
  • Durante a amamentação pelo seio ou mamadeira, o ideal é que a criança possa estar em silêncio com sua mãe.
  • Percebemos como as crianças adoram os temas de bichos e reconhecem os movimentos dos animais, aos poucos aprendendo a imitar seus gestos, o que é excelente para o desenvolvimento de seus músculos, coordenação motora e etc. Até mesmo os bichos mais temidos, como aranhas e cobras, os nojentos, como minhocas e baratas, ganham lugar no coração delas através das Brincadeiras Cantadas.
  • Procure se informar sobre os discos infantis existentes e providencie uma boa variedade deles.
  • Aos poucos a criança vai demonstrando sua preferência por determinadas músicas, mas geralmente dentro de uma relação que tenha sido apresentada a ela.
  • Outro recurso para estimulação musical que costuma agradar às crianças são os instrumentos musicais. As primeiras pianolas, tambores e chocalhos servem para estimular a audição, a atenção e a coordenação motora da criança, e mais tarde, ela poderá formar uma “bandinha” com os amiguinhos.
    Fernanda Roche é Psicóloga, Mestre em Saúde mental Infantil e Diretora  do Espaço de Desenvolvimento e Educação Infantil Criança em Foco, onde foi desenvolvido o programa pioneiro de Brincadeiras Cantadas, que integra musicalização, desenvolvimento e psicologia infantil.   more Parceiros da Revista: - A Papira Gráfica Online, parceira a 04 anos da Revista, faz toda impressão das edições e distribuição para todo o Brasil de nossos exemplares. Na área gráfica, a Papira é destaque na venda de cartão de visita, flyers, panfletos, folhetose materiais gráficos em geral.
Artigo anterior

Faça em casa as lembrancinhas de maternidade

Artigo seguinte

Dicas de amamentação