Prisão de ventre
Não existe algum parâmetro ou número certo para definir a freqüência certa do número de evacuações de um bebê. É necessário observar a criança e notar qual a sua fisiologia. Cada uma tem o seu ritmo.
Toda criança faz força para evacuar, mesmo que o cocô esteja pastoso ou líquido, isso é normal. Além das caretas que o bebê faz no momento de defecar, é importante saber sobre o aspecto das fezes, que não devem ser duras e secas. Isso traz muito desconforto à criança.
É muito rara a constipação em bebês que se alimentam de leite materno. O cocô do recém-nascido é pastoso ou quase líquido, amarelado e com pequenos grumos, que parecem gergelim. Uma provável prisão de ventre estará acontecendo se o bebê fizer cocô de bolinha.
Bebês que se alimentam com fórmulas lácteas, tendem a fazer cocô uma vez ao dia, com consistência mais firme. Às vezes podem fazer uma vez a cada três ou quatro dias. Isso é normal, desde que o cocô não esteja duro demais, saindo em pedaços bem pequenos, e que o bebê esteja tranqüilo, sem aparentar desconforto.
A prisão de ventre pode aparecer nas crianças quando começam a comer outros tipos de alimentos além do leite materno.
Os principais sintomas da prisão de ventre são:
- Irritabilidade, dor de barriga, desconforto gástrico, abdome duro, estufado ao toque, com gases.
- Dor de barriga que melhora depois de fazer cocô
- Traços de sangue nas fezes, provocados pela passagem do cocô ressecado
- Cocô duro, em bolinhas pequenas
O que fazer para prevenir e tratar:
- Para bebês pequenos, faça o movimento de bicicleta nas perninhas. Para os bebês que engatinham, coloque-os no chão por bastante tempo por dia.
- Massageie a barriga do bebê e aumente a quantidade de líquido que o bebê ingere.
- Dê cereal misturado com frutas que soltam o intestino, como por exemplo, o mamão papaia. Papinha de ameixa preta costuma ajudar, ou ainda batida com suco.
É muito importante conversar com o pediatra e se certificar que é mesmo prisão de ventre antes de tomar qualquer medida para aliviar o desconforto do bebê.
more
Parceiros da Revista:
- A Papira
Gráfica
Online, parceira a 04 anos da Revista, faz toda impressão das edições e distribuição para todo o Brasil de
nossos exemplares. Na área gráfica, a
Papira é destaque na venda de
cartão de visita,
flyers,
panfletos,
folhetos e materiais gráficos em geral.
Tags: cartão de visita, cartao de visita, panfletos, folhetos, flyers, gráfica online, grafica online